PICO DA PEDRA BRANCA - A MAIS ALTA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

A trilha do Pico da Pedra Branca, localizada no Parque Estadual da Pedra Branca, no Rio de Janeiro, é considerada uma das trilhas mais desafiadoras e recompensadoras da cidade. Com o ponto mais alto do município, a 1.024 metros de altitude, ela tem início geralmente na entrada do Parque Estadual da Pedra Branca no Núcleo Pau da Fome, em Jacarepaguá. É uma trilha com nível de dificuldade alto, pois grande parte da mesma apresenta subidas ingremes, sendo assim não recomendado para iniciantes. Em seu percurso, passamos por alguns trechos de riachos, fora outros que levam para cachoeiras.

Pico da Tijuca, Pedra da Gávea e outros pontos no fundo da paisagem






Na metade da trilha, pode ser vista uma casa, a famosa Casa Amarela, trata-se de uma construção antiga, abandonada, que ficou conhecida por sua coloração amarelada. Um dos pontos icônicos da trilha, que serve como referência para os trilheiros. Muitos utilizam esse ponto para descanso e reabastecimento, já que é um local relativamente plano antes do trecho mais íngreme da trilha.



Casa Amarela em destaque

Após a Casa Amarela começa o trecho mais ingreme que se estende até o final da trilha. Apesar de aparentar andar menos, o nível de dificuldade aumenta consideravelmente. Esse trecho em média, dura aproximadamente 2 horas, com uma ou outra bifurcação que levará para outros pontos da Zona Oeste, tais como Vargem Grande e Rio da Prata. Chegando no cume, conseguimos contemplar vistas incríveis da região, incluindo a Zona Oeste, a Baía de Sepetiba, o Maciço da Tijuca e, em dias claros, até a Pedra da Gávea.

Placa no ponto mais alto da cidade do Rio de Janeiro

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem