5 TRILHAS QUE VOCÊ AINDA NÃO FEZ NA FLORESTA DA TIJUCA

  

São trilhas que não são realizadas com tanta frequência como o Pico da Tijuca ou Bico do Papagaio e todos eles podem começar na entrada da Floresta da Tijuca que fica situada no Alto da Boa Vista. Algumas destas apresentam vistas ainda melhores que as trilhas citadas acima, outras apesentam cachoeiras e surpresas bem diferentes do que estão acostumados em uma trilha.

 

Pedra do Conde

Localizado na Floresta da Tijuca, situado a 821 metros de altitude com inicio no Largo Mayrink, perto da linda Capela Mayrink ou pela Entrada do Excelsior.

A Pedra do Conde apresenta três mirantes. O primeiro mirante nos deparamos com a vista do Bairro da Tijuca , com o Morro do Sumaré e suas torres, e ao fundo o Cristo Redentor. O segundo podemos vislumbrar a Pedra Bonita, P. da gavea, agulhinha da gávea e uma parte da Z. Oeste. O terceiro mirante não menos importante que os outros, avistamos podemos avistar Andarai maior, P. da Tijuca, Tijuca Mirim e outras montanhas da Floresta.


vista_da_pedra_do_conde
Ponte Rio-Niterói visto da Pedra do Conde


Quer saber mais sobre essa trilha, segue o link: Pedra do Conde

Morro e Castelos da Taquara

Para iniciar trilha para o Morro e dos Castelos da Taquara tem que passar pela trilha da Cova da Onça, um pouco após de passar pelo Centro de Visitantes. No caminho tem um banco feito de caule de árvore, siga em frente até a  Ponte Pênsil que foi reformada há pouco tempo. No final da Cova da Onça inicia a trilha e também iniciam as subidas, que são feitas em forma de zigue-zague, por mais ou menos 30 minutos. Não existem muitos trechos sinalizados. Após alguns trechos entre suaves e pesados, há uma bifurcação, onde o caminho para a direita leva para o Morro do Cocanha, nós queremos ir para a esquerda.

castelos_da_taquara
Os três Castelos da Taquara na mesma foto


Quer saber mais sobre essa trilha, segue o link: Morro e Castelos da Taquara


Circuito das Grutas

Formada por 8 grutas principais e outras diversas grutas menores, o circuito nos guarda grandes belezas naturais. Com uma caminhada de nível leve a moderado, o tempo para completar o circuito é em média 3:30 hs. Sendo a pé, o único meio de realização do circuito, o mesmo pode dificultar através dos obstáculos naturais. As grutas são essas: Gruta do Belmiro, Gruta do Archer, Gruta da Surucucu, Gruta Bernado de Oliveira, Gruta do Morcego, Gruta Gabriela, Gruta Paulo e Virgínia e Gruta do Eleutério

gruta_do_morcego
Interior da Gruta do Morcego

Quer saber mais sobre essa trilha, segue o link: Circuito das Grutas


Mirante da Cascatinha

Sendo um dos mais tradicionais pontos da Floresta da Tijuca, a Cascatinha Taunay ganha um deck que deixa ainda mais formosa a vista desse mirante. Até o início de 2014 a cascatinha era avistada de um ponto qualquer sem um local onde poderia servir de Mirante ou algo do tipo. Sua trilha inícia um pouco depois do Centro de Visitantes em frente ao início da trilha da Cova da Onça.

 
mirante_da_cascatinha
Mirante da Cascatinha de frente para a Pedra do Conde

Quer saber mais sobre essa trilha, segue o link: Mirante da Cascatinha


Museu do Açude

Voltando um pouco a trilha do Mirante da Cascatinha e seguindo em direção ao Museu, antes passamos pelo Alto do Cruzeiro e logo depois em uma trilha só em descidas que encontramos o Museu.

Dentro desse lindo museu apresenta variados pontos para serem tirados fotos, tais como azulejaria  e mobiliário de Portugal, Holanda, França e Espanha dos séculos XVII ao XIX, além de objetos de arte oriental.

Desde 1999, algumas exposições permanentes foram renovados sob a curadoria de Marcio Doctors, é um circuito ao ar livre que conta com as obras dos artistas contemporâneos

Quer saber mais sobre essa trilha, segue o link: Museu do Açude

Alguma delas que você ainda não foi??? Estamos esperando o seu comentário.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem