Para quem gosta de apreciar a cidade maravilhosa no verão, época mais quente no Rio de Janeiro, temos 5 dicas de cachoeiras muito boas para você poder se refrescar bastante nessa época do ano.
1. Cachoeiras do Horto
Localizada no Horto Florestal do Rio, a mesma é formada por algumas cachoeiras, mas há três que são principais e onde boa parte do pessoal se refresca, e são elas a cachoeira do Quebra, que fica rente a estrada, a do chuveiro que tem que fazer uma trilha de 15 minutos com poucos obstáculos e uma outra que fica entre as duas cachoeiras, bem agradável

2. Cascata dos Primatas
Também no Horto do Rio de Janeiro, a mesma inicia na Rua Sara Vilela. Para chegar na cachoeira, tem que fazer uma trilha de 20 a 25 minutos de nível leve. Antes de chegar na cachoeira você irá passar por uma grande gruta que ajuda para um descanso e é um bom lugar para tirar fotos. Em épocas de cheia, ela fica ótima para se refrescar e não é tão frequentada quanto a cachoeira do Horto citada anteriormente

3. Cachoeira das Almas
Uma boa cachoeira para quem não quer ir a diante na Floresta da Tijuca e pegar uma de suas trilhas tais como Pico da Tijuca, Bico do Papagaio ou o Circuito das Grutas. Próximo a administração do Parque, a cachoeira fica há uns 10 minutos de onde pode parar seu carro e assim seguir andando floresta dentro.

4. Cascata Diamantina
Para quem quer sair da parte tumultuada da Cachoeira das almas pode ir para a outra que fica próximo à gruta Gabriela, em uma curta subida (mas cuidado que esse trecho não tem sinalização, faça com um guia), essa cachoeira é menos movimentada, mas refresca tão quanto as outras.

5. Cachoeira do Mendanha
Situada em Campo Grande, Zona Oeste do Rio, esta têm sido uma grande opção de lazer tanto para cariocas quanto para turistas, a mesma apresenta várias quedas com piscinas naturais e tem de todos os tipos, tanto fundas quanto rasas. Para chegar nessa cachoeira tem entrar na Estrada Abílio Bastos, que é próximo a Estrada do Mendanha, passando pela Primeira Igreja Batista do Mendanha, entra na rua em frente a igreja, após uma curta caminhada e passando por uma escola, logo inicia a trilha que dura mais ou menos meia hora de subidas íngremes.
trilheiros se referescando na cachoeira do Mendanha |